Atualidades

Comissão discute práticas abusivas na oferta de consignados a aposentados

Dataprev é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, ligada ao Ministério da Previdência Social e ao INSS 2020. É responsável por administrar toda a parte que envolve dados, pagamentos, e até mesmo a consulta do extrato, disponível no site oficial.

A empresa desempenha um papel de extrema importância, armazenando informações, gerenciando as folhas de pagamentos, desenvolvendo portais para facilitar consultas e até hoje não consta nenhum atraso nos depósitos dos benefícios.

Elaborada em 1974 pela lei n° 6.125, se destaca por ter o mais vasto banco de dados da América Latina, realizando mais de 27 milhões de pagamentos por mês, tamanha obrigação que, por anos tem sido atendida.

CND (Certidão Negativa de Débitos)

Se você quer comprovar que está em dia com seus pagamentos, os efetuando de maneira correta, sem estar devendo nada, pode consultar à sua certidão negativa de débitos (CND).

CND é o documento que apresenta informação, nas quais você pode confirmar que não tem pendências ou dividas e pode ser solicitado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), sendo ele, emitido pela Secretaria de Estado da Fazenda.

Essa certidão pode ser requerida de forma online, disponibilizada pela Dataprev INSS, concedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

CPD-EN (Certidão Positiva de Débitos com Efeitos de Negativa)

Caso haja algum pagamento pendente que tenha sido feita a penhora para acerto do mesmo, ou esse pagamento não seja mais exigido, é emitida a chamada Certidão Positiva de Débitos com Efeitos de Negativa (CPD-EN).

Como o próprio nome diz, apresenta efeito de Certidão Negativa de Débitos, pois esses já estão em andamento para serem sanados.

Certidão positiva de Débitos com efeitos de negativa

Assim como a CND INSS, a CPD-EN também pode ser requerida de forma online, disponibilizada pela Dataprev, concedida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

Informe de Rendimentos

Informe de rendimentos é um documento emitido por instituições financeiras, informando o quanto houve de lucro e o quanto de imposto foi pago em relação a esse lucro. Esse documento deve ser entregue aos funcionários de empresas ou clientes de bancos.

O informe de rendimentos é utilizado para a declaração de imposto de renda, caso você não declare imposto de renda o informe de rendimentos não será necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *